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Como atrair público para os seus eventos?

Os eventos são acontecimentos que têm tanto valor quanto aquele que o público lhes dá.

Afinal de contas, de que vale um evento muito bem estruturado, com oradores excecionais, num espaço deslumbrante, se o público não comparecer?

Embora ainda não exista uma fórmula mágica que faça um evento esgotar numa questão de minutos, existem alguns passos que deve ter em conta quando procura tornar os seus eventos mais atrativos para o público.

Curioso? Vamos a isso!

Qual é o público a que quer chegar?

Para conseguirmos alcançar o público que desejamos é preciso sabermos, primeiro, a quem é que queremos realmente chegar. Este é o primeiro passo de qualquer plano de comunicação de um evento.

Mas como é que conseguimos definir com exatidão o público-alvo do nosso evento? Há várias estratégias, contudo as mais comuns são por meio de estudos de opinião/mercado, inquéritos, observação/interação nas redes sociais e análise de eventos semelhantes.

Por exemplo, se queremos realizar um evento desportivo, é importante analisarmos eventos semelhantes de forma a conseguirmos criar uma imagem nítida do público que queremos alcançar. Qual a sua faixa etária? Quais os seus interesses? O que o pode fazer interessar-se pelo nosso evento?

Tal como referido no artigo 10 passos para organizar o seu evento, “quanto mais cedo definir o público a que quer chegar, mais cedo poderá começar a trabalhar na comunicação do evento bem como nos artistas/palestrantes a convidar”.

Redes Sociais? Presente!

Um evento só existe quando se dá a conhecer.

Existem várias formas de comunicar um evento e cada uma atrai um tipo público diferente, por isso mesmo é importante que um evento esteja presente nas redes sociais.  

As redes sociais de um evento devem ser alimentadas de forma regular de maneira a manter uma base fiel de público. Este deve dar-se a conhecer através da partilha de conteúdos apropriados para o evento, tal como informações específicas (preços, prazos de inscrição, horários, oradores e outras informações relevantes) e temas relevantes (por exemplo, se estiver a promover um evento desportivo, pode ser relevante partilhar dicas sobre treinos, aquecimentos, nutrição desportiva, etc). 

As principais redes sociais nas quais um evento deve estar presente são o Facebook e o Instagram.

Um por todos, todos por um!

Comunicar um evento não tem que ser um ato isolado. Muito pelo contrário. Quantas mais e diversas fontes de comunicação tiver um evento, maior será a abrangência da sua mensagem. 

Parceiros, patrocinadores e influenciadores digitais não só são uma boa ajuda na divulgação do evento, como lhe conferem um elevado grau de credibilidade e confiabilidade. Se temos como objetivo organizar um evento desportivo, ter como parceiros uma marca desportiva e atletas/influenciadores digitais do mundo do desporto é uma grande ajuda na promoção do projeto.

Por terem uma ligação simples e direta com o público, através das redes sociais, os influenciadores digitais são, hoje em dia, uma importante fonte de visibilidade e divulgação de qualquer marca ou evento. Desde que o seu alcance se enquadre no do público-alvo que pretendemos alcançar, investir nestes novos promotores digitais é uma aposta cada vez mais segura.

Antecedência e paciência

Um evento é, mais do que outra coisa, um acontecimento na vida de quem assiste. Para saber se estamos disponíveis para assistir a um determinado evento, precisamos de o planear com antecedência.

Desta forma o ideal é começar a divulgação o mais cedo possível, sobretudo quando o evento conta com bilheteira ou inscrições. Desta forma, o público terá tempo de organizar a sua agenda e compreender se pode ir ou não.

Quando são eventos de entrada gratuita (que não contam com sistema de inscrições ou bilhética), basta começar a divulgação 30 dias antes do evento.

Seja com bilheteira, inscrições ou de entrada gratuita, no Europarque encontra o espaço ideal para qualquer evento.

Bilhete de identidade (visual)

Um evento, quando bem publicitado, deve ser reconhecido com um olhar. O primeiro (e, muitas vezes, único) elemento que reparamos de forma imediata num outdoor, mupi, flyer ou mesmo post nas redes sociais é o design/imagem do mesmo.

A identidade visual é, por isso, um elemento muito importante de publicidade para atrair público para o evento. Definir fontes e tipografias específicas em todo o processo de comunicação é fundamental para criar a tão ambicionada coerência visual.  

Para além disso, é crucial que a comunicação siga sempre os mesmos moldes. A mesma identidade. É uma comunicação formal? Informal? Dá espaço para interação com o público? É institucional? Tudo isto são questões que devem ser previamente definidas e seguidas à risca pela equipa de comunicação.

No fundo, o importante é que não se esqueça: quanto mais coerente, estruturada e organizada for a comunicação de um evento, maior será a eficácia do mesmo.

Ficou com alguma dúvida? Consulte-nos para o ajudarmos a planear o seu evento!

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